♥ ALOHA PARA TODOS ♥!!!!
Aloha significa muito mais do que "alô" e "adeus" ou "amor", significa compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo)”.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Alugue Temporada - Casa da Praia - Condomínio Costa Verde Tabatinga - Litoral Norte SP - SIRI


Caranguejos e Siris



Todos caranguejos possuem pernas que acabam em unhas, salvo aqueles cujas últimas pernas terminam em nadadeiras, que recebem então, o nome de siris (figuras acima). Aqui apresentamos um alista de siris e caranguejos, sendo que alguns, segundo a orientação acima, mesmo que chamados erroneamente de siris, seriam de fato caranguejos pois que as últimas pernas não terminam em nadadeiras. Ao lado desses colocamos o nome caranguejo entre parênteses.



Há diversos tipos e espécies de siris. Siris habitam os mares e caranguejos, em sua maioria, habitam os manguezais. O crescimento de ambos, se dá com a muda da casca de tempos em tempos. Assim que o Siri deixa sua antiga carapaça, a nova, ainda mole, endurece em poucos dias, daí originando o termo inclusive culinário de "Siri Mole". Em Itanhaém já foram encontrados diversos tipos de siris, a saber: o Siri Azul, o Cinza, o Verde (caranguejo), o Vermelho Escuro e a novidade; já foram avistados siris Vermelhos Claros (caranguejo) de uma outra espécie, nas pedras da costeira, os quais costumam habitar ilhas longínquas e são conhecidos como Maria Mulata. Outros encontrados em Itanhaém são o Siri Patola (caranguejo); o Siri Colorido (caranguejo), de formato igual ao Siri Patola, mas bem menor; os Siris Diminutos, que achatados e compridos, habitam as areias das praias e por serem transparentes e justamente diminutos (acerca de 3 cm) são pouco ou quase nunca notados, os Siris de Mangue ou Chama-Maré (caranguejo) (diferentes do caranguejo de mangue), os quais, embora bem pequenos, os machos ostentam uma das pinças de tamanho desproporcional; os Siris Brancos ou Maria Farinha (caranguejo) que vivem na praia ao longo do Rio Itanhaém, e; os Siris Aranha, que na realidade são caranguejos, capturados acidentalmente nas redes na pesca do camarão próximo à costa em Itanhaém.



Os Siris Azuis (Callinectes Sp.) e os Cinzas (também chamados de Siris Chita) - Arenaeus Cribarius, são parecidos, mudando apenas a cor. A natureza dotou esses animais com a mesma cor do ambiente em que vivem para que possam camuflar-se com perfeição (mimetismo). Desta forma, os siris azuis são acinzentados no dorso e azul claro e meio escuro nas pinças e dos lados da carapaça, desaparecendo por completo embaixo d'água. Nas areias cinzas como as do Rio Itanhaém e da Praia do Peruíbe e de todo Litoral Norte, são encontrados siris cinzas, cujas carapaças possuem micro bolinhas brancas, simulando perfeitamente a cor da areia. Ambos são bravios e não hesitam em dar pinçadas muito doloridas. Se forem grandes, suas pinças podem cortar a pele. Somente atacam se ameaçados. Os Siris Verdes (caranguejos) são de tamanho pequeno, cabem na palma da mão. Possuem um tom marrom bem escuro, imitando as pedras lustrosas com traços de verde para fazê-los se camuflar com as algas.



fonte -itanhaemvirtual
maria.luiza113@terra.com.br - casa da praia locação de temporada - condomínio costa verde tabatinga
vendas de imóveis alto padrão no CCVT :
http://www.renatomozartimoveis.blogspot.com/
012 9738 2997

Nenhum comentário:

Postar um comentário